Plástica em Ex-obesos
Muitas vezes a última etapa do tratamento cirúrgico da obesidade envolve uma cirurgia plástica para a retirada do excesso de pele resultante da grande perda ponderal.
Essa cirurgia acontece após a estabilização do peso e da constatação da equipe médica responsável pela cirurgia bariátrica de que o paciente está apto e liberado a se submeter a uma cirurgia plástica.
O paciente pós-bariátrico apresenta diversas alterações em seu corpo devido a um emagrecimento rápido causado por uma cirurgia agressiva (gastroplastia).
Desta maneira, os pacientes devem ter em mente que jamais terão um corpo com qualidade de cobertura cutânea (pele) de uma pessoa não submetida ao procedimento.
Temos a possibilidade de alcançar bons resultados, mas as custas de vários procedimentos e algumas cicatrizes que podem ser extensas.
Os procedimentos mais realizados em paciente pós-bariátrico são a abdominoplastia e a mamoplastia, seja feminina ou masculina, juntamente da curoplastia, braquioplastia, ritidoplastia (cirurgia de rugas da face) e a dorsoplastia.
Estes procedimentos podem ser realizados em etapa única ou em várias etapas. Algumas vezes os procedimentos perdem a qualidade num período de tempo curto devido a má qualidade da pele e será necessária alguma complementação cirúrgica para melhorar o resultado.
Os pacientes devem saber que deverão passar por várias etapas cirúrgicas para se conseguir um resultado próximo ao satisfatório. Deve-se lembrar que nem sempre a cicatriz resultante fica melhor que o aspecto inicial. Caso o paciente entenda estas limitações, a chance de frustração com o resultado é menor.